Três casos de doping positivos este ano no motocross
A Federação Nacional de Motociclismo (FNM) divulgou hoje que foram efectuados 32 controlos antidoping ao longo deste ano, tendo sido detectados três casos de substâncias proibidas. Aqui fica o comunicado completo:
A Comissão Médica da F.N.M. deu continuidade, em 2008, à execução de controles anti-doping no motociclismo desportivo nacional. Ao longo da época foram submetidos ao controle 32 pilotos, verificando-se apenas três casos em que foram detectadas substâncias proibidas.
Os ditos controles, realizados pela Comissão Médica da F.N.M. com o Conselho Nacional Antidopagem, na presente temporada incidiram sobre praticantes de dez modalidades diferentes. No total foram efectuados 32 controles, em 29 dos quais não foram detectadas quaisquer substâncias proibidas ou evidência de uso de métodos proibidos, nas amostras recolhidas, específicas dos Regulamentos do motociclismo.
Assim sendo, apenas em três casos se verificou a existência de substâncias proibidas nas amostras recolhidas. Os pilotos envolvidos foram Vítor Santos, numa prova de Todo-Terreno em 2 de Março; Vítor Soares, numa prova de Quad-Cross em 20 de Abril; e Carlos Pereira, também numa prova de Quad-Cross mas realizada em Espanha, a 27 de Abril.
No controle aos dois pilotos de Quad-Cross foi detectado um tipo de substância designado “tetrahidrocannabinol”, enquanto no caso de Vítor Santos foi detectada “cibutralina”, substância constante num medicamento que o piloto tomava, mas de cujo uso não informou previamente a F.N.M.
Em consequência, o Conselho Disciplinar da F.N.M. aplicou as competentes sanções aos três pilotos, consubstanciadas em oito meses de suspensão da actividade desportiva para Vítor Santos, e seis meses para Vítor Soares e Carlos Pereira. Qualquer deles foi suspenso preventivamente na sequência da notificação dos resultados dos controles, sendo o prazo de suspensão contado a partir desse momento – e por isso, estarão em condições de competir na próxima época.
Nesta oportunidade, a Comissão Médica da F.N.M. relembra aos pilotos federados a obrigatoriedade de declararem atempadamente à F.N.M. o uso de medicamentos que contenham substâncias consideradas dopantes, para evitar situações desagradáveis e eventuais procedimentos disciplinares decorrentes do controle anti-doping.
Fonte: aventura.bloguedesporto.com/22157/Tres-casos-de-doping-positivos-este-ano/